Picture of DRA LARISSA CASSIANO

DRA LARISSA CASSIANO

Ginecologista e Obstetra

Anticoncepcionais e medicamentos

Interações medicamentosas são alterações nos efeitos dos medicamentos pela presença de outros fármacos, alimentos, bebidas ou algum agente químico ambiental. Entre as medicações que interagem com os anticoncepcionais e reduzem seus efeitos estão os antibióticos, os anticonvulsivantes, os fitoterápicos, os antirretrovirais e os derivados do ácido retinóico.
Amoxicilina, eritromicina, penicilina e rifampcina são alguns exemplos de antibióticos, sendo este último um grande causador de interação medicamentosa com os anticoncepcionais. Se for necessária a utilização combinada desses fármacos, é recomendado o uso de outros métodos contraceptivos, como a camisinha.
Fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Alguns fitoterápicos como a “erva de São João”, indicada para alívio dos sintomas da depressão leve à moderada, ansiedade, tensão e mialgia, e a “cimicífuga”, usada para atenuar os sintomas da pré e pós-menopausa, interagem com os anticoncepcionais, podendo resultar em gravidez indesejada.
Texto produzido pela afilhada @iiiiiara

Dra. Larissa Cassiano
Ginecologista e Obstetra
CRM- SP: 156.886 RQE: 65997

Compartilhe este artigo