Durante a pandemia do Covid-19 muitas pacientes têm procurado por hospitais que atendam apenas gestantes, como recebi muito esse questionamento resolvi pesquisar para informar esses dados com mais precisão.
Estou considerando maternidade os centros de atendimento que em sua totalidade apenas realizem atendimento a gestantes, mulheres para cirurgias ou outros e atendimentos, recém-nascidos e crianças. Não estou considerando hospitais gerais com maternidade separada porque este dado é bem mais complexo.
Utilizei como fonte o Ranking dos estabelecimentos de saúde SUS e privados segundo a proporção de partos vaginais. Município de São Paulo que lista todas as maternidades e individualmente por site e telefone confirmei as informações.
São 67 estabelecimentos entre serviços públicos e privados, 2 casas de parto (serviços exclusivos para assistência ao parto vaginal), 7 maternidades (3 públicas e 4 particulares) com atendimento exclusivo.
Veja a lista:
Amparo Maternal
Hospital Municipal e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha
Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros
Maternidade Pro Matre Paulista
Hospital e Maternidade Santa Joana
Hospital e Maternidade Santa Maria
Hospital e Maternidade MasterClin
Fonte: SINASC/ CEInfo/SMS-SP #maternidade #parto #casadeparto # assistênciamaternofetal #grávida #assistênciaamulher #cuidadomédico #médicapreta #medicina