Picture of DRA LARISSA CASSIANO

DRA LARISSA CASSIANO

Ginecologista e Obstetra

Mirena

O Mirena é um dispositivo intrauterino hormonal de levonorgestrel (um hormônio à base de progesterona) usado como anticoncepção de longo prazo por até 5 anos.

👍🏾Vantagens:
Taxa de falha é muito baixa em torno de 0,2 por 100 mulheres por ano;
Não precisa se lembrar de utilizar ou trocar diariamente;
O Mirena tem que estar dentro do útero, mas sem regras específicas de sua localização, porque seu efeito é pela liberação hormonal.

🚷Quem não pode usar?
Mulheres com doença hepática aguda, gravidas ou com suspeita de gravidez, doença inflamatória pélvica recorrente, doença maligna no útero ou na região cervical, anomalias uterinas, alergia ao hormônio presente ou corrimento não tratado.

👩🏽‍🦱👩🏻👱🏼👩🏻‍🦳Quem pode utilizar?
Mulheres que já iniciaram a vida sexual ou tiveram algum tipo de penetração vaginal, independentemente da idade.

😝 Efeitos adversos
Redução do fluxo menstrual podendo parar completamente o sangramento menstrual, acne, dor pélvica, cólicas e hemorragia vaginal.

🧑🏾‍⚕️Como é feita a colocação?
Ele pode ser colocado no consultório com anestesia local ou em centro cirúrgica para paciente com maior sensibilidade, para colocação se utiliza o espéculo, para visualizar o colo uterino e assim ele é colocado dentro do útero para que diariamente o hormônio contido nele possa ser liberado.

🖨Como acompanhar?
Não existem consensos entre os médicos, mas o que se recomenda é realizar um ultrassom transvaginal 30 dias após a colocação e depois a cada 6 ou 12 meses para controle.

🏃🏻‍♀️Quando retirar?
Após 5 anos ou quando a mulher desejar no próprio consultório.

Dra. Larissa Cassiano
Ginecologista e Obstetra
CRM: 156.886
RQE: 65997

Compartilhe este artigo