PARTO HUMANIZADO

Todo parto deve ser humanizado, porque humanizado é aquele parto em que a gestante tem sua autonomia respeitada, isso na cesárea ou no parto normal.

Humanizar é estar com a gestante acompanhando a evolução do parto, realizando intervenções em acordo com a paciente, informando, perguntando, interagindo com ela e seu acompanhante.

Por este motivo acredito que todos os partos devem ser humanizados, pois essas medidas devem acontecer com todas as pacientes.

Para deixar esse momento ainda mais individualizado, muitas atitudes podem ajudar trazer o acompanhante para participar, contar com o apoio da doula e enfermeira obstétrica, permitir a mobilidade da gestante, além disso, podemos utilizar a aromaterapia, exercícios com aparelhos, bola, banho terapêutico, ambientar as luzes, sonorizar o ambiente.

Essas medidas podem ser feitas em um parto humanizado por via vaginal sem intervenções desnecessárias (uso excessivo de ocitocina e episiotomia) ou em uma cesárea bem indicada por questões médicas ou desejo da paciente com muito respeito sempre e no final com muito contato pele a pele entre mamãe e bebê.

Outras especialidades: