Picture of DRA LARISSA CASSIANO

DRA LARISSA CASSIANO

Ginecologista e Obstetra

Tenho que ficar sem o meu gato na gravidez?

Mas antes de entrar em pânico, deixar do seu pet com parentes é importante saber que esta é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii um protozoário que pode ser encontrado nas fezes de felinos em especial os gatos contaminados. A infecção pode ocorrer ao se alimentar com alimentos contaminados mal lavados, crus, mal passados, água contaminada ou da gestante para o feto. Que fique claro o fato de apenas ter o gato não leva a doença, isso só ocorre se houver contato com o animal infectado. Pessoas que já tiveram a doença mesmo que sem sintomas clínicos se tornam imunizadas e não adquirem a doença novamente.

A pessoa que se infecta apesenta um quadro clínico semelhante à gripe geralmente associada à presença de gânglios aumentados (conhecidos como íngua). Nos adultos e crianças saudáveis, geralmente a doença é benigna, porém quando acomete pessoas imunidade baixa pode ser grave ou gestante, pelo risco de infecção fetal.

A doença no feto e recém-nascido pode levar a: abortamento, óbito do feto, calcificações no crânio, hidrocefalia, baixo peso do bebê, prematuridade, alterações na visão, aumento do fígado, acúmulo de liquido nos órgãos internos, placenta aumentada e retardo mental.

Compartilhe este artigo